
Quais são os ingredientes para você se destacar no mercado de trabalho?
Uma boa dose de conhecimento técnico com adição de comunicação interpessoal, trabalho em equipe, capacidade de solução de problemas e inteligência emocional. A receita fica mais completa com uma porção generosa de criatividade, empatia e generosidade.
Estamos vivendo uma avalanche de mudanças no mercado de trabalho, em especial após a entrada da Pandemia provocada pelo Covid-19. Algumas habilidades antes consideradas dispensáveis, hoje passaram a serem skills muito valorizadas, como a comunicação interpessoal e a inteligência emocional.
Por isso, o LaNITT separou para você algumas dicas de como você pode trabalhar cada uma delas. Para evoluir em uma carreira, ou até mesmo conseguir “aquela” oportunidade, um conjunto de competências pode ser explorado. Vamos lá:
A primeira e mais básica competência esperada é a técnica. Espera-se que você entenda bem sobre a área que deseja atuar. Para isso, é preciso dedicar-se a contínua capacitação por meio de cursos e leituras atualizadas sobre o assunto em fontes e referências confiáveis. O conhecimento técnico é algo muito dinâmico. O que um profissional no passado adquiriu no passado não valerá eternamente. Esse conhecimento vai sendo modificado, atualizado e pode até mesmo ser totalmente substituído por algo que não existia antes. Por isso, mantenha-se atualizado sempre, independentemente da sua idade!
Outra competência valorizada é a competência emocional. Essa competência é a mais subjetiva de todas mas pode ser desenvolvida como as demais. Para isso é preciso saber quais competências emocionais você julga serem fortes em seu perfil profissional. Você é comprometido? É comunicativo? É resiliente? É empático? Possui autocontrole? Um dos passos importantes para o desenvolvimento dessas competências e habilidades é o autoconhecimento. A partir do momento que você entende seu potencial, pode então buscar melhor desenvoltura em sua comunicação, aprender a lidar com suas emoções e a forma como você pode lidar com as emoções alheias, conseguir adaptar-se a mudanças e reagir diante de possíveis crises. Tudo isso começa pelo autoconhecimento! Como disse Jesus, conheça a ti mesmo e a verdade vos libertará! Claro, aqui se conhecer permitirá que você direcione melhor suas emoções para sua atuação profissional 😊
Por último, mas não menos importante, é a competência social. Ter capacidade de envolver e motivar pessoas, vestir (e “suar”) a camisa da empresa, capacidade de rever seus pontos de vista e de trabalhar sobre pressão, transmitir ideias e escutar as pessoas, capacidade de se relacionar com pessoas com respeito e administrar conflitos, trabalhar em equipes, ser ético e ser assertivo na comunicação no ambiente de trabalho são algumas (e importantes!) habilidades sociais requisitadas atualmente pelas empresas. Mas como adquiri-las? É preciso ter claro quais são seus objetivos e metas profissionais e até mesmo para sua vida!!! Com isso em mente, você buscará focar e engajar suas energias no desenvolvimento da inteligência social, que mostra como gerenciamos as nossas emoções e de todos à nossa volta. O autor Daniel Goleman publicou na Harvard Business Review um artigo sobre inteligência emocional que pode ajuda-lo a entender melhor como desenvolver as suas habilidades e competências sociais que pode transformar sua vida profissional, vale a pena ler (link aqui)!
Autora: Profa. Alethéia Ferreira da Cruz