Marketing de atração

Você sabe o que é Marketing de Atração?

O marketing de atração é também conhecido como inbound marketing. Trata-se de uma nova forma atrair a atenção e gerar impacto nos clientes por meio da credibilidade em determinado assunto. Nessa técnica de marketing, a estratégia é feita considerando o protagonismo do cliente e não o que o profissional de marketing considera que é correto. Basicamente, o inbound cria conteúdo para ampliar os leads qualificados.

É uma metodologia que propõe um relacionamento constante entre empresa e atuais e potenciais consumidores, a partir da oferta de conteúdos relevantes e de qualidade, como artigos, vídeos e dicas para contatos. Sabe aquele Personal Trainer que usa artigos científicos para provar os resultados de uma determinada modalidade de esporte? Então, ele faz uso do Marketing de atração para atrair, converter, vender e fidelizar seus consumidores! Legal, né!

Depois que o usuário já consumiu o conteúdo e um relacionamento com a marca foi iniciado, a empresa pode identificar os contatos mais propensos a comprar e usar ações de marketing direto como e-mail e ligações para avaliar o interesse de compra, fechar vendas e contratos.

Como saber por onde começar com Marketing de atração? Primeiramente, para fazer o inbound marketing, é importante conhecer muito bem seu público-alvo/cliente, compreendendo seus problemas e suas necessidades. Isso já auxiliará a empresa a construir conteúdos considerando as características de seus potenciais consumidores.

Geralmente, é a equipe de vendas quem mais conhece o cliente da empresa. Consulte sua equipe e mapeie seu público-alvo. O conhecimento do perfil do seu cliente permitirá a elaboração de conteúdos mais assertivos e atrativos, a construção de uma ‘aura’ de autoridade em determinado assunto e aumento de notoriedade da empresa dentro do seu setor de atuação. O ideal é a empresa manter um blog em seu e-commerce, alimentado por e-books, tutoriais, webnários e lives que aprofundem os conteúdos e principalmente mantenha o usuário navegando por mais tempo possível no seu blog e, claro, perto de você!

Para tudo isso funcionar é preciso ter parceiros qualificados na construção dos conteúdos e na arquitetura do e-commerce ou site, ter a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing, selecionar os canais e redes sociais certos para sua divulgação, estar bem posicionado nos buscadores de Internet, como o Google.

Uma pesquisa de um professor da UFG revelou quão poderoso poder ser uma estratégia baseada no Marketing de Atração. Em uma publicação conjunta (link para o artigo) com pesquisadores nacionais e internacionais, o professor Marcos Severo analisou a influência do Marketing de atração, comparando-a à busca orgânica e outras fontes de mídia, como as mídias (Facebook e Google ads), própria (acessos ao website oficial da empresa) e ganhada (curtidas na rede social). Os resultados mostraram que o Marketing de Atração é a segunda estratégia mais efetiva para novas vendas e novos clientes para a empresa.