OBEF

II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

Você conhece a OBEF?

Nos dias 23 a 27 de novembro serão realizadas as provas online da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira - OBEF, cujas inscrições encerraram em 30 de outubro. Neste ano a Olimpíada seria realizada de forma presencial por escolas em Goiás, mas foi necessária a adaptação ao modo remoto por conta da pandemia de Coronavírus.

As provas são direcionadas para estudantes a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. As questões abordarão temas como juros, desconto, orçamento pessoal e familiar, planejamento financeiro, investimento e etc. No link a seguir (https://www.ufpb.br/educacaofinanceira/contents/menu/opef-1/i-obef/provas-e-gabaritos) é possível encontrar provas anteriores da OBEF.

Além do objetivo de incentivar estudantes a aprender sobre educação financeira, a Olimpíada também incentiva professores e outros membros da comunidade escolar a buscar conhecimento sobre o assunto.

História

A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira - OBEF foi criada na Universidade Federal da Paraíba após parceria firmada com outras instituições de ensino do país, principalmente Universidades Federais. Desde 2017 a UFPB vem realizando a Olimpíada Paraibana de Educação Financeira, pioneira no país.

Em 2017, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e o Projeto de Extensão Educação Financeira para Toda a Vida da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram a I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira - I OPEF. 12 escolas participaram dessa edição, que foi a primeira no país.

Já em 2018, a II OPEF contou com a participação de 43 escolas, sendo mais de 6 mil alunos do estado.

O sucesso atingiu reconhecimento nacional, o que levou outras universidades federais e instituições a firmarem parceria para a realização de uma etapa nacional da olimpíada. Assim, em 2019, vários estados realizaram etapas regionais, cujos  estudantes vencedores participaram da etapa nacional: I OBEF. No total, 37.087 estudantes de 14 estados se inscreveram para as Olimpíadas no ano passado.

Olimpíada Goiana de Educação Financeira - OGEF

Em Goiás, no ano passado, a Universidade Federal de Goiás realizou a I Olimpíada Goiana de Educação Financeira - I OGEF. 13 escolas participaram, totalizando 5.960 alunos de diversos anos do ensino fundamental e médio. Para premiar os finalistas, professores da Universidade Federal de Goiás realizaram uma cerimônia de premiação, onde foram entregues as medalhas e certificados de participação.

A II OGEF, que seria realizada neste ano de 2020, precisou de ser adiada por tempo indeterminado em função da pandemia do novo coronavírus. Enquanto isso, prepare-se para a próxima edição!

Baixe gratuitamente o livro de educação financeira para o ensino fundamental no link (https://www.vidaedinheiro.gov.br/livros-ensino-fundamental/) e para o ensino médio no link a seguir (https://www.vidaedinheiro.gov.br/livros-ensino-medio/).

Diante das dificuldades que estudantes e professores têm ao tratar de assuntos de educação financeira, o LaNITT coloca-se a disposição da comunidade escolar de Goiás para apoiar o desenvolvimento de projetos sobre educação financeira em escolas, principalmente públicas. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: lanittufg@gmail.com.