Desenvolvimento Regenerativo

Desenvolvimento regenerativo

A constante busca pela evolução, alinhada à sustentabilidade e otimização, é um tema fundamental para apoiar os novos processos e iniciativas que, aos poucos, ganham forma e espaço na sociedade. Com três linhas principais, a transformação é estruturada em um sistema codependente, excluindo uma hierarquia entre as linhas de trabalho.

Sendo assim, as três linhas do desenvolvimento regenerativo são:
1. Eu: o trabalho de desenvolver a si mesmo;
2. Você: o trabalho de desenvolver as capacidades e aptidões da equipe;
3. Nós: o trabalho de desenvolver e evoluir como um todo;

Primeira linha — desenvolvendo “eu”
Para alcançar o desenvolvimento nas outras duas linhas de trabalho é preciso - primeiramente - focar no desenvolvimento das capacidades e qualidades interiores.
Conhecendo nossas limitações é possível desmembrar os processos desarmônicos em pequenos pontos, e ordená-los de acordo com pequenas práticas internas. Alguns exemplos são a escuta profunda, a consideração empática, a comunicação não violenta, a auto-observação e a desconstrução do pensamento.

Segunda linha — desenvolvendo “nós”
Para que esta linha de trabalho seja bem construída é fundamental o comprometimento no desenvolvimento do “eu”. A sensibilidade e a comunicação clara são peças chaves no processo regenerativo.
Basicamente, a atenção está no desenvolvimento das habilidades dos envolvidos bem como na concepção de um espaço propício à tomada de decisão e à energização da equipe.
Como exemplo, técnicas de negociação e mediação, facilitação de processos, cultura de feedbacks, sistemas de tomada de decisão, e dinâmicas de grupo são habilidades a serem trabalhadas na segunda linha.

Terceira linha — desenvolvendo “nós”
O engajamento nas outras duas linhas de trabalho projeta o senso de pertencimento e o espírito coletivo na potencialização do desenvolvimento comum.
Conhecendo as necessidades do sistema e trabalhando no desenvolvimento do “eu” e “você”, a terceira linha foca na saúde, na vitalidade e na integração do ecossistema, como forma de projetar e conceber um lugar propício ao trabalho, a inovação e a evolução geral.
A geração de valor, o sentimento positivo, a projeção do potencial e a sinergia são fatores importantes para a terceira linha de trabalho.


Linhas de Trabalho do Desenvolvimento Regenerativo.

É importante frisar que o desenvolvimento regenerativo só acontece por meio da troca externa e interna. Nestas duas dimensões, a evolução é combinada e orientada para o entendimento das relações e do trabalho.
O processo regenerativo só acontece com comprometimento e empenho das partes interessadas. A busca pela melhoria contínua, a evolução e o desenvolvimento representam o ínicio, e as linhas de trabalho, com exemplos práticos a serem seguidos, são como catalisadores no decorrer do processo. Integrar todas as linhas, no real sistema codependente, é o desafio como também o triunfo do desenvolvimento.


Referências:
- Além da Sustentabilidade? - Estamos vivendo no Século da Regeneração. Disponível em: https://www.emergir.co/alem_da_sustentabilidade/
- As três linhas de trabalho do desenvolvimento Regenerativo. Disponível em: https://desenvolvimentoregenerativo.com/as-tres-linhas-de-trabalho-do-desenvolvimento-regenerativo/
- Desenvolvimento Regenerativo. Disponível em: https://desenvolvimentoregenerativo.com/
- Regenerative Development: transforming the way humans inhabits the earth. Disponível em: https://regenesisgroup.com/